quinta-feira, 22 de setembro de 2011

JÚ PALMA

 
A Lamentação é Completamente Inútil
por Jú Palma, quarta, 21 de setembro de 2011 no seu  FACEBOOK

Não há dúvida de que é inútil e prejudicial lamentarmo-nos perante o mundo. Resta saber se não é igualmente inútil e prejudicial lamentarmo-nos perante nós próprios. Evidentemente. De facto, ninguém se lamentará perante si próprio, a fim de se incitar à piedade, o que nada significaria, dado que a piedade é, por definição, o voluptuso encontro de dois espíritos. Para quê, então? Não para obter favores, porque o único favor que um espírito pode fazer a si próprio é conceder-se indulgência, e toda a gente percebe quanto é prejudicial que a vontade seja indulgente para com a sua própria e lamentável fraqueza.
Resta a hipótese de o fazermos para extrair verdades do nosso coração amolecido pela ternura. Mas a experiência ensina que as verdades surgem apenas em virtude de uma pacata e severa busca, que surpreende a consciência numa atitude inesperada e a , como de um filme que parasse de repente, estupefacta, mas não emocionada.
Basta, portanto.
Cesare Pavese, in "O Ofício de Viver"
Para quem não sabe, Jú é irmã do Rolando Palma, brutalmente assassinado no Rio de Janeiro, quando visitava sua namorada Regina D´Ávila.

4 comentários:

  1. Olá Eduardo,
    Obrigada pela passagem no meu Blogue e tenho saudades deste mundo mas por vezes é preciso uma pausa, apesar de continuar a depositar as minhas MEMÓRIAS... mesmo sendo com menos frequência!

    Espero um dia poder voltar com a mesma vontade com que iniciei o meu Blog.

    Beijinho... e seus Blogues continuam um MUST :)

    (Perdi-me, e não sabia qual o Blog onde devia escrever isto)

    ResponderExcluir
  2. Então acertei no Blog :)
    Agradeci a sua visita, novamente no meu post.

    Beijinho para si.

    ResponderExcluir
  3. Então à JU PALMA apresento agora os meus sentidos pêsames.

    Quando será conhecida a pena que esse ASSASSINO vai levar ?

    ResponderExcluir
  4. Faço minha as palavras do querido João.
    um beijo

    ResponderExcluir